sábado, dezembro 10, 2005

Começou

A cobertura dos jornais sobre o sorteio dos grupos da Copa do Mundo deu mostras da “buenização” que vem por aí. Os analistas ficaram satisfeitos com o grupo do Brasil (Croácia, Austrália e Japão), considerado tranqüilo, e comemoraram a má sorte da Argentina (Sérvia e Montenegro, Holanda e Costa do Marfim), numa chave já batizada com o originalíssimo nome de “Grupo da Morte”.
Não custa lembrar que o Brasil jogou contra o Japão na Copa das Confederações deste ano e empatou 2 a 2 com uma mãozinha do juiz. Em 2005 também, o Brasil jogou um amistoso com a Croácia e empatou 1 a 1. E a única vez que lembro do Brasil ter jogado contra a Austrália foi em 2001, também pela Copa das Confederações. Austrália ganhou por 1 a 0. Não é o grupo mais difícil da Copa, mas é o mais chato!
A França e Espanha estão nos grupos mais fáceis da competição. Portugal, dirigido pelo homem mais sortudo do mundo, também não terá problemas para se classificar, mas enfrenta Angola na estréia (toda Copa tem um jogo ‘político’). Como joga em casa, a Alemanha se classifica para as oitavas, mas assim como a Inglaterra, não pode vacilar. Itália (República Checa, EUA e Gana) e Argentina estão nos grupos mais difíceis mas ainda acho que foram beneficiados pelo sorteio e enfrentam as seleções mais fracas na estréia deixando as pedreiras para o final. Listei os times do grupo da Itália porque dali sairá a equipe que enfrentará o Brasil nas oitavas-de-final.
Óquei, o Brasil é favorito, estamos todos confiantes, Copa do Mundo é bacana, mas a gente sofre...
[a tabela completa com todos os grupos você pode ver aqui]