domingo, fevereiro 05, 2006

Torcedores II

Apesar de exemplos pouco harmoniosos, insisto, poucas coisas no Brasil unem tanto os homens de uma família quanto o futebol.

Certa vez, meu pai levou o carro ao mecânico para um conserto qualquer e nos carregou junto. Nada provoca tanta adoração e estranhamento num menino quanto uma oficina mecânica. É uma espécie de paraíso do universo masculino. Automóveis desmontados, graxa e sujeira irreprimidas, diversas ferramentas espalhadas nas bancadas, pôsteres de times de futebol, mulheres gostosas expostas nos calendários e um boteco ao lado.

Naquela oficina ainda encontramos espaço para algo incomum: um soneto em letras góticas bem desenhadas e devidamente emoldurado na parede. Encantados, pedimos ao proprietário três cópias do soneto, uma para cada. O proprietário nos cedeu o texto por um momento, fomos até uma papelaria e voltamos com nossas cópias, satisfeitos e cúmplices. Ao pé do soneto uma advertência ‘Reprodução Proibida’. Éramos foras-da-lei. O soneto era esse aqui:


Corinthians

Corinthians, meu amor, durante a vida,
Tens sido meu emblema e meu escudo;
Gozo contigo as glórias da conquista
E em teus reveses nunca fiquei mudo.

Tenho por ti o sentimento agudo
De uma paixão ardente e estremecida,
Sou parte viva da fiel torcida
Que em teu favor será capaz de tudo.

Se deste à Seleção um Rivelino,
Outros astros darás, que o teu destino
É legar ao Brasil novas conquistas;

Porque tu és, Corinthians muito amado,
O clube mais vibrante e idolatrado,
Glória e paixão dos corações paulistas!

José Soares Cardoso



Nunca carregamos um daqueles calendários conosco. Poucas coisas no Brasil unem tanto os homens de uma família quanto o futebol.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Corinthians, corinthians minha vida, corinthians minha história, corinthians meu amooooooor. :)
Giu!

3:03 PM  
Anonymous Carlos Medina said...

Meu pai tinha um quadro igual a esse....que eu sempre via na sala...mas com o tempo ele findou-se.....procurei por anos...mas nunca encontrei esse quadro para venda. E finalmente hoje encontrei esse soneto...que fez parte da minha vida.....

4:34 PM  

Postar um comentário

<< Home